Vazamento inclui informações pessoais de brasileiros e de empresas como USP, SPTrans e Petrobras
Em 23 de janeiro de 2024, pesquisadores de segurança da empresa CyberNews descobriram o maior vazamento de dados da história. O vazamento inclui dados de 26 bilhões de pessoas de todo o mundo, incluindo brasileiros.
O que se sabe até agora?
O vazamento inclui informações pessoais como nomes, endereços, números de telefone, e-mails, datas de nascimento, informações de pagamento e até mesmo senhas. As informações foram extraídas de mais de 3.800 vazamentos diferentes, que aconteceram em empresas de todo o mundo.
- Entre os países mais afetados: O Brasil é o 12º país mais afetado pelo vazamento, com 1,3 bilhão de registros vazados.
- Empresas afetadas: As empresas mais afetadas pelo vazamento são:
- LinkedIn: 10 bilhões de registros
- X (antigo Twitter): 7 bilhões de registros
- Yahoo!: 3 bilhões de registros
- MySpace: 2 bilhões de registros
- Tencent: 1,5 bilhões de registros
- Weibo: 540 milhões
- Deezer: 258 milhões
- Adobe: 153 milhões
- Canva: 143 milhões
- Tipos de dados vazados: Os tipos de dados vazados incluem:
- Nomes
- Endereços
- Números de telefone
- E-mails
- Datas de nascimento
- Informações de pagamento
- Senhas
Como o ataque foi realizado?
Atualmente ainda não há informações oficiais sobre como o ataque que resultou no vazamento foi realizado. No entanto, os pesquisadores da CyberNews acreditam que o ataque pode ter sido realizado por meio de um exploit de dia zero, ou seja, uma vulnerabilidade desconhecida pelo público.
Quais as recomedações agora?
Em suma, os especialistas em segurança cibernética recomendam que os usuários que tenham sido afetados pelo vazamento tomem as seguintes medidas:
- Mudar as senhas de todas as contas online.
- Ativar a autenticação de dois fatores (2FA) sempre que possível.
- Ser cauteloso ao fornecer informações pessoais online.
Conclusão:
Sem dúvida, o vazamento de dados é um problema sério que pode ter consequências graves para as pessoas afetadas. É importante estar ciente dos riscos e tomar medidas para proteger suas informações pessoais.
Precisando de segurança para os seus dados?
Conheça a nossa solução para transferência de dados o eCEDI Secure MFT. Precisando trocar arquivos na nuvem? Conheça o eCEDI Cloud Hub! Fale com nossos especialistas!